O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
21ª MICINE - Filme: Virgem Margarida

Licinio Azevedo

Projeto: Cine SESI-SP

21ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Circulação 2025

 

Em sua 21ª edição, em 2025, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – dá continuidade na promoção de filmes, debates e trabalhos acadêmicos, contribuindo com a divulgação de ações no combate ao racismo e ao preconceito.

A curadoria desse ano trabalhou na temática “Cinema Negro e a contemporaneidade inclusiva” e reafirma seu papel como espaço de valorização das múltiplas narrativas negras e no respeito às diferenças. A MICINE convida o público a celebrar o cinema negro como potência criadora, crítica e inclusiva, e abre caminho para diálogos e o reconhecimento da pluralidade que compõem o nosso tempo.

O professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, aponta a inclusão como um dos elementos principais das relações contemporâneas e fator essencial para valorização e reconhecimento da diversidade.

 

Virgem Margarida  

Moçambique, 2011, exibição digital, colorido.

16 – Não recomendado para menores de 16 anos

Moçambique, 1975. A guerra recém acabou. Os que lutaram pela independência encontram-se no poder e põe em prática os seus ideais revolucionários. As prostitutas de todo o país são enviadas para um centro de reeducação, em plena selva, um local desprovido de tudo, sob a guarda de mulheres militares, combatentes na guerra anti-colonial. Em meio a elas vai Margarida, uma camponesa adolescente, virgem, enviada para a reeducação por engano. Os métodos utilizados pelas militares, para transformar as prostitutas em “mulheres novas” as vezes são violentos, envolvendo castigos físicos. Há tentativas desesperadas de fugas, mortes...

O processo acabará por aproximar os dois grupos de mulheres. As militares se dão conta de que também estão ali contra a sua vontade, absurdamente isoladas de tudo, sujeitas as arbitraridades dos seus chefes. Revoltada, as militares optam pela libertação. O desfecho feliz, porém, chegará tarde demais para Margarida.

Ficção, 90 min

Direção: Licinio Azevedo

Descritores de conteúdo: Conteúdo sexual, Nudez, Violência

 

Fotos: Divulgação

Categoria: Estrangeira
Ficha Técnica:
Gênero: Ficção

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Espaço Mezanino
    Avenida Paulista 1313
http://www.centroculturalfiesp.com.br/


14 DEZEMBRO
DOMINGO

18:00